Aquisição e Construção

O que é?

A modalidade aquisição e construção, consiste em um financiamento no qual o banco financiador ajuda você e sua família a comprar seu terreno e construir seu imóvel, podendo ainda usar seu FGTS como parte de pagamento. O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária. 

Como posso verificar se consigo um financiamento e como funciona o processo?

Para a verificação de um possível financiamento, deve-se definir qual a sua real capacidade de financiamento, onde é obtida por meio de uma simples simulação com seu consultor. Onde você responderá um questionário para gerar o valor de crédito possível para a aquisição de seu imóvel.

A simulação oferece apenas uma prévia dos possíveis valores que o banco poderá liberar, mas para termos a certeza do valor a ser liberado é necessário separar as documentações e solicitar uma avaliação de crédito.

Vemos abaixo alguns requisitos para o financiamento:

  • Ter mais de 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos;

  • Ser brasileiro ou possuir visto permanente no país;

  • Possuir capacidade civil e de pagamento;

  • O seu nome não pode estar em cadastros de devedores, como SPC e SERASA;

  • A prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta;

  • A garantia do financiamento é a alienação fiduciária do imóvel, ou seja, o imóvel é dado como garantia de pagamento ao financiamento feito com a CAIXA. Em caso de inadimplência, a CAIXA pode tomar o imóvel para quitar o saldo devedor.

Após a aprovação do crédito, o segundo passo é realizar junto ao seu consultor e corredor de imóveis a busca pelo terreno ideal. Onde deve-se estar dentro do critérios estabelecidos pelo seu perfil.

O terceiro passo é realizar os projetos necessários a construção do imóvel, processo no qual seu Arquiteto ou Engenheiro irá realizar a elaboração e aprovação de todos os projetos junto a prefeitura. Com o projeto definido e aprovado, o profissional irá realizar o cronograma físico-financeiro da obra e o memorial descritivo onde será descrito o tempo de execução da obra, com o detalhamento dos serviços que serão executados e o percentual de conclusão à cada mês, assim como o detalhamento de todos os materiais que serão empregados na construção.

Com o projeto aprovado, o cronograma físico-financeiro e o memorial descritivo elaborados, é realizado um dossiê com o pedido do financiamento. O banco irá encaminhar a um engenheiro credenciado pelo mesmo, para a análise e validação dos documentos encaminhados e do terreno escolhido, se atender todos os quesitos será liberado o crédito. Com tudo certo e aprovado, o banco irá realizar o contrato de financiamento, que por Lei, tem força de escritura para ser assinado. 

Após todas as documentações realizadas, o financiamento aprovado e assinado, é só começar a obra, nós nos responsabilizamos pela sua obra, toda a mão de obra e a gestão da obra.

O banco trabalha com o sistema de reembolso, isto significa que você precisará dispor de recursos próprios para pagar a primeira etapa da obra e ser ressarcido pelo banco após o engenheiro constatar que tudo foi cumprido de acordo com o cronograma físico-financeiro.

Vantagens do financiamento aquisição e construção

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